Percursos: um modelo cooperativista de escola de idiomas

Professoras de francês
Business Francês

Percursos: um modelo cooperativista de escola de idiomas

Você sabe o que é cooperativismo? Você já ouviu falar dos sete princípios do cooperativismo? Você sabia que a Percursos é uma cooperativa de trabalho?

Ficou curioso ou curiosa? Dá uma lida nesse texto para descobrir mais.

Para começar o cooperativismo foi instituído pela lei 5.764, de 1971, a chamada Lei do Cooperativismo Brasileiro.

Mas antes de falar de hoje, um pouco de história cai muito bem. Até porque as origens do cooperativismo são bem antigas e a França faz parte dessa história.

As origens do pensamento cooperativista estão no que se convencionou chamar de Socialismo Utópico. E é um francês chamado Charles Fourier (1772-1837) um dos nomes mais importantes desse movimento. Ele foi o criador dos Falanstérios, tipo de núcleo socialista comunitário onde as pessoas viviam com suas famílias e produziam para subsistência e para o comércio.

Porém, a primeira cooperativa conhecida é de 1844, na Inglaterra, berço do capitalismo e da Revolução Industrial. E no Brasil, o berço do cooperativismo está no Rio Grande do Sul. Em 1902, em Nova Petrópolis, foi fundada a primeira cooperativa de crédito do Brasil, um embrião do Sicredi dos dias de hoje.

Bom, e quais são os princípios do cooperativismo que todo cooperativista deve saber?

  1. Adesão livre e voluntária;
  2. Gestão democrática;
  3. Participação econômica dos membros;
  4. Autonomia e independência;
  5. Educação, formação e informação;
  6. Intercooperação;
  7. Interesse pela comunidade.

15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo

Hoje, o movimento de cooperativismo é gigantesco, não só no Brasil, mas no mundo. Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro de 2023, o número de cooperados chegou a mais de 20 milhões e o setor movimentou mais de 650 bilhões de reais. Entre os dias 14 e 16 de maio, aconteceu em Brasília o 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo. Estavam reunidas mais de 3000 pessoas de todo o país, representando esses 20 milhões de cooperados. No evento, a nossa atual presidente ajudou a escolher as 25 diretrizes que o sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) vai ter como norte até 2030.

Foi muito impressionante ver esse sistema de gestão democrática funcionar em plenárias gigantescas com votação e resultados em tempo real. Foi como ver todos os sete princípios cooperativistas em operação. Incrível!!! Bom, a Percursos é uma cooperativa de trabalho e é regida pela Lei 12.690, de 2012. Isso quer dizer, entre outras coisas, que além dos sete princípios, a gente busca também a preservação dos direitos sociais, do valor social do trabalho e da livre iniciativa e a gente respeita as decisões de assembleias e a participação na gestão em todos os níveis de decisão. É democracia em estado bruto.

Mas como funciona então a Percursos?

De forma prática, temos um Conselho Administrativo formado por um ou uma presidente e um ou uma diretora ou secretária, além de um conselho fiscal com três cooperado.a.s. Na Percursos atualmente somos oito mulheres.

Além de sermos todas professoras de francês graduadas na área, algumas com pós-graduação, somos também um pouco administradoras, agentes de marketing, organizadoras e promotoras dos cursos. Além disso, temos liberdade de sugerir, inovar e construir nosso próprio futuro. Sempre oferecendo ensino de qualidade e atenção total aos alunos e alunas.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Percursos? Entra em contato com a gente que vamos adorar te contar um pouco mais sobre esse projeto.

Leave your thought here

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione os campos a serem mostrados. Outros ficarão ocultos. Arraste e solte para reorganizar a ordem.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Clique fora para ocultar a barra de comparação
Comparar
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?