Quem somos

as aulas já vão começar Matricule-se já!

mulher-jovem-e-bonita-trabalhando-em-um-laptop_197531-33969

CURSO DE FRANCÊS ONLINE

Quem somos

A Percursos é a primeira cooperativa de professores de francês do Estado de São Paulo. Seguimos os princípios cooperativistas e privilegiamos o desenvolvimento de um trabalho de qualidade, com o intuito de unir o ensino de línguas e culturas ao prazer de aprender.

Somos a única cooperativa do Estado de São Paulo formada e gerida exclusivamente por professores de francês. Nossa estrutura é organizada horizontalmente, segue os princípios cooperativistas e privilegia o trabalho de qualidade na área do ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira.

A cooperativa foi fundada em 2016 na cidade de São Paulo e trabalha desde então com professores altamente especializados e programas de ensino especialmente desenvolvidos para atender aos objetivos de aprendizagem dos alunos.

Missão

- Oferecer programas de ensino de idiomas de alto nível, respeitando os objetivos de cada aluno(a)
-participar ativamente na difusão de culturas e expansão do olhar crítico por meio da língua estrangeira
- valorizar o profissional de Letras por meio de um espaço cooperativo e regularizado para exercer a profissão, promovendo condições dignas de trabalho, autonomia, qualidade de vida e formação continuada 

Visão

Tornar-se uma instituição de referência no ensino de idiomas.

Valores

Ética – Transparência –  Igualdade – Comprometimento – Respeito – Inovação – Criatividade – Espírito cooperativo

Conheça nossa equipe

Na Percursos Idiomas os professores são também sócios-cooperados, ou seja, em conjunto, tomam todas as decisões pedagógicas e administrativas da escola. Nossas aulas de francês online são compostas por uma equipe de professores formados em letras pelas melhores universidades do Brasil com mestrado e doutorado nas áreas de língua francesa, literatura e tradução francófona, com formações complementares no exterior e experiência em didática de línguas estrangeiras. Somos especializados na elaboração de programas de ensino para atender aos diversos objetivos de aprendizagem de nossos alunos.

beatriz

Beatriz Thibes
Professora de francês

Beatriz Thibes é formada em Letras (bacharelado-licenciatura), com habilitação em Francês e Português pela USP. Estudou na Université Paris-Sorbonne IV (França), em 2016, onde cursou disciplinas de língua e literatura francesas. Ao voltar, trabalhou no Campus France, serviço francês de orientação sobre estudos superiores na França. Atua desde 2019 como professora de francês para todos os níveis. Ministra, semestralmente, o Clube de Leitura de obras francesas/francófonas, oferecido pelo Centro de Cultura e Extensão da FFLCH-USP.Atua como professora de francês para todos os níveis, francês com objetivos específicos (para situações profissionais e acadêmicas) e preparatórios para exames de proficiência.
damiris

Damiris Bortolucci
Professora de francês

Damiris Bortolucci iniciou os estudos de francês aos 15 anos e se formou em Letras (Português e Francês) em 2017 pela Universidade de São Paulo (USP). Dentre as atividades acadêmicas realizadas, foi monitora do curso de francês e também professora do Curso de francês para Mobilidade Internacional (Ciências sem fronteiras) no Centro de Línguas da FFLCH-USP. Em 2018 realizou um intercâmbio para professores de francês na Universidade de Rouen.É habilitada pelo CIEP (Centre international d’études pédagogiques) para corrigir as provas oficiais de proficiência em língua francesa DELF. Trabalhou no Campus France, serviço francês de orientação sobre estudos superiores na França, na escola francófona Lycée Pasteur e na Aliança Francesa de São Paulo. Atua desde 2016 como professora de francês para todos os níveis, preparatórios de exames de proficiência (DELF/DALF, TCF), cursos de conversação, revisão gramatical e francês para emigrar para o Québec.
juliana

juliana gimenez
Professora de francês

Formada em Letras (licenciatura), com habilitação em Francês e Português pela UEM (Universidade Estadual de Maringá). Atua na área de ensino desde 2003. Possui 3 especializações em nível de pós-graduação na área da educação e mestrado em estudos linguísticos de francês na USP. Desde 2011 atua como professora de francês, tendo lecionado em escolas de idioma para diversos níveis e, também com aulas particulares para crianças, adolescentes e adultos, além de ter lecionado no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas do Paraná (CELEM). Trabalhou na instituição francófona Lycée Pasteur de São Paulo.
milene

MILENE DE ALMEIDA
Professora de francês

Milene de Almeida é doutora em literatura comparada francês-português pela Universidade de São Paulo, mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp e terminou em 2021 o bacharelado e a licenciatura em letras português-francês também na Universidade de São Paulo. É professora de francês desde 2013, ministrando aulas em diversas escolas de língua. Nos últimos cinco anos tem dado aulas para alunos que buscam imigrar para o Quebec. Tem longa experiência acadêmica com literatura francesa e brasileira e busca trazer para os estudos da língua, outras perspectivas francófonas, além do francês de Paris.Atua como professora de francês para todos os níveis, francês com objetivos específicos (para situações profissionais e acadêmicas) e preparatórios para exames de proficiência.
vivian

Vivian Vieira
Professora de francês

Vivian Vieira é formada em Letras-Francês pela FFLCH-USP, tendo feito uma pesquisa sobre estratégias de aprendizado como conclusão de curso. Possui também o diploma de DALF C1. Ela morou dois anos na França: fez um ano de intercâmbio na Faculdade de Rennes 2 e no outro ano viajou e trabalhou pelo país com intuito de se aprofundar melhor em outras perspectivas da cultura francesa. Desde 2013 Vivian trabalha como professora de francês atuando em diversos contextos como: projetos de extensão universitária FFLCH-USP, cursos particulares, escolas de idiomas (França/Quebec), cursos preparatórios para provas como DELF/DALF e tutorado para professores iniciantes. Além de continuar participando de formações semestrais para professores de francês com objetivo de melhorar e de manter atualizada sua prática de ensino.
roberta

Roberta Laredo
Professora de francês

Formada em Letras, com habilitação em Francês e Português pela USP. Estudou em Paris para aperfeiçoamento dos estudos e imersão na língua e cultura francesas. Foi monitora de francês e participa do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC), da FFLCH – USP.É ministrante do curso de Introdução à língua francesa e à cultura francófona do Centro de Cultura e Extensão e do curso Práticas de leitura 1: iniciação à leitura de gêneros diversos em Língua Francesa, do Centro Interdepartamental de Línguas, ambos da FFLCH – USP.Também possui graduação em Engenharia Civil e mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
jessica2

JESSICA DAMAZIO
Professora de francês

Jessica Machado Damazio é mestre em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG/LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) (2024). É bacharela e licenciada em Letras: português, francês e inglês, igualmente pela FFLCH/USP (2006/2020). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando há mais de quinze anos como professora de Francês Língua Estrangeira (FLE). É afiliada à Associação dos Professores de Francês do Estado de São Paulo (APFESP) e membro de grupos de pesquisa sobre tradução.
leonardo

Leonardo Leme
Professor de Inglês

Leonardo Leme é formado em Letras (Licenciatura) pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atua como professor de inglês desde 2010, tendo trabalhado em diferentes escolas de idiomas na modalidade presencial e online. Durante a graduação, se especializou em fonética e fonologia do português e inglês, além de trabalhos na área de Linguística Aplicada - como o uso de tecnologia no ensino de línguas. Possui experiência no ensino da língua inglesa para diferentes faixas etárias e áreas profissionais, atuando também como professor de português para estrangeiros.
Natália

Natália
Professora de inglês

Há mais de quinze anos no ensino de línguas, iniciou sua carreira aos 18 anos e, desde então, se especializa cada vez mais na área, tendo conquistado certificados como CELTA, CAE, FCE e DELE. Também já realizou diversos cursos na área, incluindo de Linguística Aplicada (online, pela University of Leicester), Gamificação (pela Faculdade Cultura Inglesa) e intensivo de inglês (pela escola Kaplan, em Londres). Como professora de línguas inglesa, já trabalhou em escolas de idiomas e escolas regulares onde teve contato com outras realidades tanto de níveis de aprendizado, como de materiais e técnicas de ensino. Recentemente finalizou um curso de Pós-graduação em Tradução Inglês/Português, pela Universidade Estácio de Sá.
katia

Katia Moraes
Auxiliar Administrativo

Katia Moraes é graduada em Tecnologia em Secretariado pela FATEC (2019) e pós-graduanda em Finanças e Controladoria (Braz Cubas- UBC). Na Percursos, atua na área administrativa, no serviço de atendimento e no departamento financeiro, desde 2019. Possui experiência em atendimento ao público, gestão financeira, apoio administrativo aos professores, além de ser também aluna de francês da escola.

O percurso da Percursos

2016-2017
timeline1

A cooperativa começou a funcionar em fevereiro de 2016, sendo que o Estatuto, documento que constituiu a Cooperativa de Trabalho Percursos Idiomas, foi assinado em maio. Enquanto isso, os professores alugaram a sala de um dentista ao lado do metrô Sumaré, com 8 alunos. Em agosto de 2016, a cooperativa se instalou na primeira sala no conjunto nacional. Na foto, vemos essa sala já reformada. 

No dia 9 de junho, a Percursos completou um ano oficial de existência. A festa já foi na primeira sala na Paulista.

2018-2019
Captura de tela 2024-03-06 181544

Os “Percursos Plurais” foram encontros de formação de professores promovidos pela Percursos entre 2018 e 2019, com enorme sucesso. Também em 2019, a cooperativa participou de um processo seletivo para bolsas no CLA-Besançon. A então presidente Bárbara Dias passou um mês em Besançon estudando sobre federar novos alunos, administrar projetos educacionais. Na foto, em Besançon, aparecem todos os membros das associações de profs de francês do Brasil todo, diretores ou pessoas dos bureaux.

2020-2022
Captura de tela 2024-03-06 181304

Com a pandemia, a cooperativa continuou o trabalho de forma remota e acabou se desfazendo da sede. 

Em 17 de outubro de 2022, finalmente a Percursos conseguiu o certificado de Registro da marca “Percursos Ensino de línguas”.

2023-2024
1-IMG_2091

Nova gestão com a  renovação no quadro de professores. Em 2023, fizemos nossa primeira seleção de bolsistas, com dois alunos selecionados. Também em 2023, a Percursos recebeu uma linda homenagem na Câmara de Vereadores de São Paulo pelos serviços prestados à cidade na promoção do cooperativismo.

Selecione os campos a serem mostrados. Outros ficarão ocultos. Arraste e solte para reorganizar a ordem.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Clique fora para ocultar a barra de comparação
Comparar
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?